Quando Desenvolver o Pensamento Critico

O momento ideal para começar a aprender a pensar criticamente é desde o começo. A educação de nossas crianças tem sido focada no fortalecimento de fatos e conseitos, a tradicional idéia de se regar a "mente" das crianças (crianças entre 8 e 13 anos, pré - adoslescentes) com conhecimento.
Porque somente através da curiosidade e da criatividade é que podemos gerar conhecimentos novos. Quando usamos as mesmas regras e padrões de comportamento de sempre, obtemos praticamente os mesmos resultados. Mas quando fazemos variações, quando experimentamos o novo, quando procuramos supresas através da curiosidade, estamos dando uma oprtunidade à descoberta de conhecimento adicional.

crianças

Os adultos tem a posição de que este tipo de atitude também precisa ser praticado por adultos, quando eles têm que aprender algo totalmente novo. Nesses casos, a forma mais profícua de aprendizado seria aquela nas quais o adulto pudesse brincar com os conceitos, propor experiências, questionar o que é dito e interagir diretamente com aquilo que está sendo aprendido.
criticar somente para ser "da oposição" não é saudável. Critica - se quando se rconhece alguma falha quando somos capazes de dizer por que pensamos de forma diferente ou quando a exposição do outro argumentador não fica clara.Se o argumento ou ideia de seu interlocuto fizerem sentido para você, surgido que você diga isso a ele. Deixe claro que concorda com a idéia exposta. Isto fará o seu ouvinte ter mais respeito pelas idéias e argumentos dos quais você realmente discorde. Se a idéia do outro argumentador apresentar falha em algum aspecto, é preciso que você argumente ela criticamente. Este tipo de posicionamento poderá representar um grande benefício à discussão e até mesma para seu oponente.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License